top of page

Realização da 1ª Reunião com o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Salete

No dia 29 de Agosto de 2018, reuniram-se na sede da Prefeitura Municipal de Salete, os membros da Câmara Técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico – COMUSA, juntamente com a Engenheira Sanitarista Ana Carla da Silva, representante da empresa H2SA Soluções em Saneamento Ambiental, para dar sequência no processo de Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Salete.


A pauta da reunião tratou dos serviços relativos a Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos, onde, incialmente a Engenheira Ana Carla, apresentou um diagnóstico com dados de segregação, coleta e acondicionamento dos resíduos sólidos no município. Posteriormente, apontou os materiais passíveis de logística reversa.


Dando continuidade à explanação, foi demonstrado as ações que a municipalidade tem realizado, tais como o “Mutirão: Juntos por uma Cidade Limpa”, que trouxe à tona importantes ações socioambientais, com o Plantio de árvores nativas em um terreno público reservado para a área de preservação ambiental; a Segunda Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e a Instalação de novas lixeiras. O Mutirão propôs a mobilização e conscientização da população sobre a relevância em manter ruas e locais públicos limpos; A municipalidade, realizou a divulgação da coleta de materiais recicláveis no interior, passando a ter um frequência definida e aproveitou para orientar os cidadãos sobre a destinação (descarte) adequada das embalagens de agrotóxicos, Resíduo eletroeletrônicos e Resíduo Orgânico.


Ademais, a Engenheira Ana Carla, destacou a estrutura organizacional que Salete possui em duas instituições públicas de ensino, que recebem os resíduos recicláveis o que auxilia na diminuição dos custos relativos ao setor, uma vez que não são coletados por empresa terceirizada. Adiante, foram apresentadas os dados e custos anuais com os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, onde, evidenciou-se a necessidade em melhorar a gestão municipal para tratar da temática. Com relação as metas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado em 2011, discutiu-se com os membros presentes quais ações foram executadas no decorrer dos últimos anos e quais foram as dificuldades e potencialidades relacionados aos Programas, Projetos e Ações, assim como novas discorreu-se sobre proposições que poderão constar na versão revisada.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
1809786_resize_1500_1500.jpg
amavi.png
1506524_crop_0_74_500_342_1.jpg
concurso-arquiteto-casan.png
logo.png
bottom of page